quarta-feira, 10 de junho de 2009

PARACLETOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO - 3ª PARTE


IV
SEUS QUATRO PRINCIPAIS NOMES


A terceira pessoa da Trindade é conhecida por quatro nomes principais
• Espírito Santo
• Espírito de cristo
• Espírito de Deus
• Consolador
No entanto não existe nenhum problema de identidade, as expressões servem apenas para indicar certas funções ou atributos em determinadas ocasiões. O próprio Cristo foi chamado de vários nomes revelando assim suas funções através de cada um deles (Jesus, Redentor, Salvador, Filho de Deus, etc.). E, com a mesma lógica é atribuído ao Espírito Santo, vários nomes.


1. Espírito Santo.
Em certas passagens bíblicas nós vemos o Espírito Santo chamado apenas de “Espírito”, “Do seguinte modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu” (1 Jo 3.24), “... O Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus”.(grifo nosso). Mas em geram o nome mais aplicado a esta pessoa tão maravilhosa é “Espírito Santo”, é evidente que Ele possui muitas outras características, tais como: amor, poder, humildade, mas apesar disso, nunca é chamado de “Espírito Humilde”, mas predominantemente de “’Espírito Santo”, enfatizando a sua absoluta santidade.

 Santidade Ressaltada
Na Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são santos, Isaias ao contemplar o Senhor assentados no trono, ouviu os serafins clamarem, “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos” (Isaias 6.2), deixando entender que se tratava da Trindade, pois foi repetida três vezes a palavra santo, no livro de Apocalipse 4.8 João vê quatro seres clamando de igual modo, “Santo, santo, santo é o Senhor Deus Todo Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir”, em 1 Pe 1.16 lemos: “Sede santos, porque Eu Sou santo”. Mas é o terceiro membro da trindade o especificamente designado como “santo”, entendemos assim que n’Ele repousa a chama eterna da santidade e pureza de Deus, não é de ser estranhar que nossa relação com o Espírito Santo, haja condenação ao pecado em nossas vidas (Jo 16.8), você pode e deve contar com essa notável característica do Espírito Santo para vencer as tentações e levar uma vida de vitoria sobre todo e qualquer forma de pecado.

2. Espírito de Deus
Este nome lhe é dado geralmente quando nos referimos ao ministério santificador do Espírito Santo, Paulo O chama de: ”Espírito de nosso Deus” (1 Co 6.11).
Este nome mostra a relação especial entre o Espírito Santo E Deus Pai. Ele é o Espírito que interpreta Deus para nós “Não entristeçais o Espírito de Deus no qual fostes selados para o dia da redenção” (Ef 4.30), “Nisso conheceis o Espírito de Deus” (1 Jo 4.2). Jesus nos disse que o Espírito procede do Pai João 15.26, o fato de Ele proceder do Pai justifica o Seu nome Espírito de Deus.

 Características deste nome
• Atrai as pessoas à Cristo
Foi o que Jesus disse em João 6.44 “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer”, é o Espírito Santo quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8), é pela santificação do Espírito Santo que as pessoas são escolhidas para a salvação (2 Ts 2.13) e pela mesma santificação do Espírito são conduzidas à obediência e purificação do sangue de Jesus Cristo ( 1 Pe 1.2)

• Revela a verdade
Lemos em Mateus 16.16-17: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” e “Bem aventurado és Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou, mas meu Pai que esta nos céus”. Veja a oração de Jesus em Mateus 11.25 “Graças te dou, Ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultastes estas coisas aos sábios e instruídos e as revelastes aos pequenos”. Antes do dia de Pentecostes, uma das funções de Deus Pai era a revelação da verdade aos homens, “Quando vier, porém o Espírito da verdade, Ele vos guiara a toda a verdade” (Jo 16.13) Assim o Espírito Santo de Deus revela aos homens as verdades de Deus, pois Ele é o Espírito da verdade.

• Guia
Jesus serve-nos de exemplo pós sempre foi guiado pelo Pai (Jo 12.49-50). Deus sempre lhe dizia o que devia dizer e fazer. Ele andou na luz de seu Pai, fazendo só o que via o Pai a fazer (Jo 11.9; 5.19), hoje essa função é desempenhada pelo Espírito Santo “Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8.14)

• Disciplina
No livro de João 15.1-2, nós vemos o poder do amor e da disciplina de Deus, limpando a que dá fruto para que dê mais fruto ainda, e cortando a vara que não produz fruto, em Hebreus 12.6 lemos: “O Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe”. É função de Deus Pai castigar e disciplinar os crentes. Já no livro de Isaias 4.4 vemos que o Senhor exercerá a função corretiva através de Seu Espírito “Com Seu Espírito de justiça e com Espírito purificador” na vida dos crentes em Jesus.

3. Espírito de Cristo
No livro de Romanos 8.9 lemos: “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é d’Ele”, lendo o livro de João 16.7 entendemos que o Espírito Santo foi dado por Cristo, “Se eu não for o Consolador não vira... Se, porém, eu for eu vo-lo enviarei”. No final do dia da ressurreição, Jesus soprou sobre os seus discípulos e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22). Pedro declarou, “... tende recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis” (At 2.32-33). Cristo enviou o Espírito Santo ao mundo.

• Transmite-nos a vida de Cristo
“A lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8.2), “... e esta vida está em seu Filho, quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho ao tem a vida” (1 Jo 5.11-12), a vida eterna esta no Filho de Deus, e o Espírito de Cristo é chamado “o Espírito de Vida”, o Espírito Santo é responsável em nos transmitir a vida abundante de Cristo (Jo 10.10).

• Produz o fruto de Cristo
“Cheios de fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a gloria e louvor de Deus” (Fl 1.11). A vida de Cristo em nós constitui a semente de onde nasce o fruto cristão, Gálatas 5.22-23 nos lembra que “O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio...”, fica claro que o Espírito Santo é responsável pelo desenvolvimento da vida de Cristo no crente, produzindo as características pessoais que em conjunto chamamos de “O fruto do Espírito”.

• Revela as coisas de Cristo
“Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (Jo 16.14), cabe ao Espírito de Cristo a função de revelar as coisas e vontade de Cristo. Nosso Senhor nos deu o exemplo perfeito de vida cristã. Ele andou no caminho que hoje somos ordenados a andar (1 Jo 2.6). Ele se colocou no nosso nível de vida e “antes foi ele tentado em todas as coisas à nossa semelhança, ma sem pecado” (Hb 4.15). Ele demonstrou como andar para agradar a Deus, na medida em que aprendemos o mistério de Cristo e sua vida isenta de pecado, somos capacitados pelo Espírito de Cristo a andar no mesmo caminho e participar da mesma vitoria.

• Transmite-nos o poder de Cristo
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (At 1.8), este poder aqui falado é o mesmo referido em Mateus 28.18 “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”, agora Cristo orienta seus discípulos a buscarem este mesmo poder (Lc 24.49), e através deste mesmo poder Cristo diz a seus discípulos que eles fariam obras maiores (Jo 14.12).

• Tomou o lugar de Cristo na Terra
“E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará Outro Consolador, a fim de que este esteja para sempre convosco” (Jo 14.16). Aquilo que Cristo não pode fazer como homem, seria realizado através do Espírito Santo, pós através do Espírito Santo Cristo estaria presente em todos os lugares, com a ascensão de Jesus, o Espírito Santo ocuparia o vazio no coração dos discípulos. O Espírito Santo seria para eles um amigo, um mestre sem igual, um fiel companheiro, seria uma pessoa igual a Jesus, é nesta qualidade que o Espírito de Cristo deseja servir, satisfazendo-nos plenamente.

4. Consolador
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, afim de que esteja para sempre convosco” (Jo 14.16), esta é a única referencia a ele por esse lindo nome, os discípulos tinham o coração atribulados e precisavam de consolação divina, essa necessidade foi suprida através da vinda daquele que lhes trouxe abundante consolação. É este o ministério que Ele deseja ter na vida de todos aqueles que quiserem (At 9.31).

• Paracleto
A palavra Paracleto significa, “aquele que esta ao lado para ajudar sem pretensão de receber algo em troca” (grifo nosso). Na qualidade de Paracleto, o Espírito Santo esta sempre disposto a nos transmitir poder, coragem, sabedoria e graça, Ele satisfaz todas as necessidades dos crentes com a intimidade de um companheiro fiel e compreensivo.

• A comunhão do Espírito Santo
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo selam com todos vós” (2 Co 13.13). Esta graça do Senhor, e este amor de Deus Pau, são transmitidos a nós pelo Espírito Santo, dando-nos as bênçãos e poder do Deus Trino e Uno.

Click no Link - 4ª Parte

6 comentários:

  1. Otimo blog irmão! Se tiver oportunidade, conheça o meu. Vou segui-lo a partir de agora.

    Danilo

    http://genizah-virtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Prezados amigos
    Há muito venho lendo e vendo o que tem acontecido no Brasil com relação aos nossos políticos. Não passa um dia sem que haja uma denuncia de atos de corrupção, falta de ética, e imoralidade por parte de nossos governantes.
    O Presidente Lula recentemente em defesa do Senador José Sarney definiu que no Brasil existem dois tipos de cidadãos. Aqueles para os quais não existe lei ou Constituição e os demais que estão submetidos aos rigores da lei.
    Aqueles que sofrem nas filas do SUS, ficando internados em macas nos corredores dos hospitais e aqueles que se tratam nos melhores hospitais do país com a melhor equipe médica. Em ambos os casos o contribuinte paga.
    É chegada a hora de parar de reclamar e partir para a ação antes que seja tarde demais.
    Minha proposta e que comecemos em conjunto a pensar numa ação coordenada para o dia 7 de setembro de 2009. É o dia em que comemoramos a independência de nossa pátria, a libertação de nosso povo. Não há momento melhor do que este para um protesto contra a pouca vergonha, os desmandos do governo e o fato de que pouco a pouco estamos perdendo nossa liberdade e democracia.
    Sugestões para o email laguardia,luizf@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. oi pastor,tbm tenho um blog para falar de jesus acessa la e divulga ai no teu valeu www.oleaodejuda.blogspot.com/ e www.radiomissaogospel.com

    ResponderExcluir
  4. "No Mundo Jaz o Maligno", porém podemos contar com materiais ungidos pelo Senhor para ampliarmos nosso conhecimento e examinarmos as Escrituras com mais intimidade com o Pai.

    ResponderExcluir
  5. Paz de Cristo meu querido Rodrigao.
    Que o Espírito de Sabedoria encha seu coração de conhecimento e pratica.

    Atenciosamente.
    Ministério Chamas do Avivamento.

    ResponderExcluir
  6. sou servo do senhor jesus; e como servo do senhor esamino tudo; e tenho esaminado os comentarios deste blog maravilhoso, e te falo que vocês são usados por DEUS e que o senhor continui usando os seus servos para que o nome do senhor seja glorificado.... irmão PAULO SERGIO NAZAREZINHO PARAIBA

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, é muito importante saber-mos o que você pensa sobre nossos artigos.