quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PARACLETOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO - 7ª PARTE


VIII
SALVAÇÃO GARANTIDA


No livro de João 16.8, lemos a respeito do ministério do Espírito Santo no processo da salvação. É Ele que toma a iniciativa, traz a convicção do pecado ao coração do incrédulo (1 Co 12.3). A confissão verbal é passo inicial na conversão do homem a Cristo (Rm 10.9-10).
Se em João 16.8 o Espírito Santo toma a iniciativa em 2 Ts 2.13 Ele completa esta obra. Pedro nos diz: “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito...” (1 Pe 1.2), Pedro nos diz que segundo a obediência do homem, somada a obra do Espírito Santo consuma-se na aspersão do sangue de Jesus, que é o ato definitivo no processo da Salvação, ou como chamamos “o novo nascimento” (Jo 3.5 ; Tg 1.18 ; 1 Pe 1.23 ; 1 Jo 3.9 ; 5.1).


 Todos os crentes têm o Espírito Santo
O Espírito Santo testifica que somos filhos de Deus (Rm 8.16), todos os filhos de Deus têm o Espírito Santo (Rm 8.14-15), nossa experiência e vitalidade cristã é obra do Espírito Santo, visto que “começamos no Espírito” (Gl 3.3).


IX
O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO – O QUE É?

Apesar de todo crente ter o Espírito Santo, eles podem ainda ser batizados com Espírito Santo, pois no capitulo anterior vemos que Cristo soprou o Espírito Santo sobre os seus discípulos e que cinquenta dias depois foram batizados com Espírito Santo (At 2.4). O Dr. R. A. Torre, primeiro diretor do Instituto Bíblico Moody escreveu:

• É evidente que o batismo com o Espírito Santo é uma operação do Espírito Santo distinta da sua obra regeneradora... Um individuo pode ser regenerado pelo Espírito Santo sem ser batizado com o Espírito Santo.

 Os Discípulos e o Espírito Santo
Deixaram tudo para seguir Jesus (Mt 19.27), confessaram que Ele era o Cristo (Mt 16.16), seus nomes estavam escritos no céu (Lc 10.20), soprou sobre eles o Espírito Santo (Jo 20.22) e mesmo assim Jesus mandou que permanecessem na cidade com o propósito de serem revestidos de Poder do Alto (Lc 24.49).

 Os crentes de Samaria
Aceitaram a Jesus como Salvador e presenciaram muitos milagres que Deus realizava através de Felipe, o Espírito Santo estava presente proporcionando grandes milagres (At 8.8), aqueles discípulos haviam sido regenerados pelo Espírito Santo, porem nenhum deles havia recebido o batismo com Espírito Santo (At 8.15-16), eles haviam recebido o Espírito de Cristo, mas não o batismo com Espírito Santo.

 Outros exemplos:
• Paulo recebeu o batismo com Espírito Santo três dias depois de sua conversão (At 9.9,17), os crentes de Efesos que haviam recebido a Palavra de Deus, foram batizados nas águas, mas não haviam sequer ouvido sobre o Espírito Santo (At 19.2) e só depois que Paulo lhes impôs as mãos receberam então o batismo com Espírito Santo (At 19.6).


 Exemplos que nos mostram a relação – Regeneração e Batismo com Espírito Santo
• Páscoa e Pentecoste
O Pentecoste era realizado cinquenta dias após a Páscoa, sem páscoa não havia pentecoste. Primeiro Cristo nossa páscoa (Regeneração), depois o Espírito Santo no dia de pentecoste.

• O Sangue e o Azeite
Lemos em Levítico 14.14-17 que quando o sacerdote oferecia sacrifício pela purificação do leproso, após matar o cordeiro, tomava do sangue e aplicava sobre a orelha direita, sobre o polegar da sua mão direita e sobre o pelar do seu pé direito, e depois aplicava azeite nos mesmos lugares. O azeite tipificava a obra de regeneração e o sangue a purificação, o que pensar do restante senão que simbolizava o batismo com Espírito Santo.

• O Azeite na Oferta de Manjares
Em Levítico 2.5-6 lemos sobre a oferta de manjares, a farinha deveria ser amassada com azeite e depois de pronta deveria ser derramado azeite sobre a oferta, note: havia azeite dentro do bolo (o Espírito Santo na conversão) e azeite sobre ele (o Espírito Santo no batismo).

Click no Link - 8ª Parte

Um comentário:

  1. Caríssimo pr. Leo
    A paz.
    Tenho a hora de comunicar ao amado conferencista, que seu blog “Ministério Chamas do Avivamento”, foi escolhido como o “Destaque da Semana”, no nosso blog Doutrina Cristã
    Ele ficará em evidência na página principal (www.cledio.blogspot.com), podendo assim ser visualizado pelos nossos mais de 280 seguidores.
    Obrigado por ser um dos mais antigos seguidores do DC.
    Fraternalmente
    Luiz Clédio
    Doutrina Cristã

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, é muito importante saber-mos o que você pensa sobre nossos artigos.