sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CHAMADA MINISTERIAL - 1ª PARTE


INTRODUÇÃO

O que a Igreja Necessita?
O Corpo de Cristo, a Igreja, é um Organismo divinamente ordenado, em vez de uma Organização feita por homens. É um Corpo espiritual vivo, funcional, e crescente.
Por isso ser verdade, a Igreja precisa de capacidades, divinamente concedidas, transmitidas a líderes-servos divinamente designados.
Podemos tentar suprir as necessidades da Igreja, usando a força e a sabedoria humana – mas falharemos! Poderemos tentar substituir a unção do Espírito Santo pelo nosso próprio conhecimento, habilidades, ou sagacidade. Mas estas coisas nunca serão suficientes para estabelecermos a vontade de Deus e ministrarmos eficazmente a Sua vida ao Seu povo.

O nosso Senhor não Se opõe à educação ou instrução (Pv 4.7).ele simplesmente sabe que as realizações acadêmicas por si próprias não são suficientes (Zc 4.6; 2 Pe 3.18).
O padrão visto no Novo Testamento é que Deus pode usar poderosamente qualquer homem ou mulher, que sejam instruídos (por exemplo, Paulo, Apolo, Lucas, Mateus) ou não (por exemplo, Pedro, Tiago, João). Se os seus corações e vidas estiverem totalmente entregues a Ele e ao poder do Seu Espírito, Ele os usará.
A Igreja do Primeiro Século e a Igreja de hoje precisam da mesma coisa. Ambas precisam de lideres com corações de servos, sobrenaturalmente escolhidos e divinamente equipados!

“E Ele (Jesus) designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres. Com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, ate que todos alcancem a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. (Ef 4.11-13).

Seria tão bom se algumas convenções levassem esse propósito de Deus a serio no momento em que recebe certos obreiros que sinceramente não tem chamada, muitos nem sabem por que foram consagrados, e só para não deixar ninguém esquecer Deus disse a Moisés “Tirarei do Espírito que está sobre você e o porei sobre eles, eles o ajudarão na árdua responsabilidade de conduzir o povo, de modo que você não tenha que assumir tudo sozinho” (grifo nosso - Nm 11. 17). Deus chama o homem para que esse contribua no crescimento do Reino.

Este artigo tem como objetivo trazer uma palavra para você que tem uma chamada ministerial, mas tem pouco conhecimento de como esta chamada se processa, esperamos em Deus que seja útil à sua vida e ministério.

(Pastor Leonardo Lima)


CHAMADA MINISTERIAL

DEZ DECLARAÇÕES SOBRE O MINSTÉRIO

1. O fundamento do ministério é o caráter – 1 Tm 3.2
2. A natureza do ministério é o serviço – Fp 2.22b
3. O motivo do ministério é o amor – 2 Tm 2.10
4. A medida do ministério é o sacrifício – 2 Tm 2.9
5. A autoridade do ministério é a submissão – Fp 2.8
6. O propósito do ministério é a gloria de Deus – Mt 5.16
7. As ferramentas do ministério são a Palavra de Deus e a oração – At 6.4
8. O privilegio do ministério é o crescimento – At 16.5
9. O poder do ministério é o Espírito Santo – At 10.38
10. O modelo do ministério é Jesus Cristo – Hb 4.15

Antes de falarmos sobre chamada ministerial, vamos especificar três grupos de Dons Espirituais encontrados na Bíblia, assim classificados.

DONS DO PAI (Rm 12. 6-8) dons básicos
DONS DO ESPÍRITO SANTO (1 Co 12. 8-10) manifestações
DONS DE CRISTO (Ef 4.11) ministério quíntuplo

Diante da realidade em que vivemos em que muitos obreiros têm fracassado em cumprir seus ministérios, queremos aqui dar algumas orientações simples, porem indispensáveis para o cumprimento de seu ministério.

1. COMEÇANDO PELO CONCEITO DE MINISTÉRIO
Ao contrario do que alguns imaginam, ministério significa sim:

FUNÇÕES CONSTITUÍDAS POR DEUS
É através do ministério, que Cristo cabeça da igreja, dirige e aperfeiçoa a Igreja executando autoridade sobre Ela, conforme lemos em Efésios 1. 22, 23; 3.10; 4.12.

2. O NOVO TESTAMENTO NOS DÁ CINCO TIPOS DE MINISTÉRIO DIVINOS EM DOIS GRUPOS.
a) Ministros com atuação local:
PASTOR:
• Apascentador – Ef 4.11
• Anjo da Igreja – Ap 2.1
• Obedece ao Sumo Pastor – 1 Pe 5. 2-4
• Deve andar segundo CRISTO ANDOU – Jr 3.15
• Responsável pelo ensino – Hb 13.17 – 1 Ts 4. 1-2
• Responsável pelos crentes que estão em sua responsabilidade – Jo 17.12 – Hb 13.17

DOUTORES (MESTRES) IC O 12.28 – Ef 4.11
• Dedicados ao ensinamento – Rm 12.7
• De acordo com a ordem de Cristo – Mt 28.19
• Responsável pelo ensino dos primeiros rudimentos da doutrina – Hb 5.12

EVANGELISTA – Ef 4.11 – 2 Tm 4.5
• Ganhador de almas, também é o primeiro pastor de um trabalho
• Também é o desbravador-pioneiro. Aquele que abre o trabalho e cuida até entregá-lo ao pastor.

b) Ministros com responsabilidade em geral
APÓSTOLOS – Ef 4.11
• Os 12 Apóstolos do Cordeiro – Ap 21.14
• Barnabé – At 14.14 – I Co 9. 5,6
• Silvano – 1 T 1.1

 Todo Apóstolo deve ter zelo de seu ministério
Amor pelas almas - 1 Co 9.2

 Sinais do apostolado
Paciência, sinais, prodígios e maravilhas – 2 Co 12.12

 O apóstolo é aquele que tem facilidade de lançar o fundamento da Igreja

PROFETA – Ef 4.11 – At 13.1; 15.32
• É em ministro da Palavra, constituído por Deus com uma preparação profética – Jr 1. 5-7; Ez 2.4,5

A CHAMADA PARA O MINISTERIO
As exigências e as responsabilidades são imensas. Alem do mais, as cobranças do Senhor são maiores para nós que para os membros de nossas Igrejas. Disse Jesus: “... aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e aquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão” (Lc 12.48).
Hoje muitos obreiros não são chamados ao ministério pelo Espírito Santo, o resultado? Ministérios fracassados, muitos desses obreiros chegaram ao ministério por amizades e outros por ganância.
Se alguém tenta impor-se como obreiro, seu ministério será infrutífero, sua Igreja será decadente e terá prejuízos pessoais tão graves como o desvio ou até mesmo a apostasia, em decorrência da decepção que passará em seu ministério (Lv 10. 1-3)
O fato de alguém possui uma boa educação ou boa aparência física, até mesmo ter cursado um bom seminário não lhe dá a garantia de ser um bom obreiro (falo em termo de ministério), pois todos foram chamados a evangelizar, mais nem todos são vocacionados para o ministério quíntuplo. Há necessidades de uma chamada especial do Senhor (Ef 4. 11,12; At 20 – 28; Gl 1.1; Mc 3. 13-19). Por isso sonde bem seu coração antes de buscar o ministério. Peça ao Senhor que lhe mostre seu chamado. Se você estiver certo de que é vocacionado peça ao Senhor que lhe mostre seu chamado. Se você estiver certo de que não é chamado para este ministério, siga a profissão para a qual você é vocacionado.

- No próximo artigo falaremos sobre a Pessoa responsávle pela Chamda de um vocacionado. Fique na Paz de Cristo.

Click no link - 2ª Parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario, é muito importante saber-mos o que você pensa sobre nossos artigos.