sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PARACLETOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO - 12ª PARTE (ultima)


Terminamos aqui mais um assunto de Teologia Sistematica, falamos durante doze capitulos sobre a Pessoa do Espírito Santo, seus atributos, suas armas e seu ministério, esperamos que Deus tenha despertado em seu coração um desejo ardente de conhecer essa pessoa maravilhosa que é o Espírito Santo.


XVII
O ESPÍRITO SANTO NA IGREJA

Examinaremos o papel do Espírito Santo e seu ministério na igreja cristã
 O Advento do Espírito Santo
Os profetas do Antigo Testamento, bem como Jesus mesmo e João Batista, profetizaram o advento especial do Espírito Santo. Estas profecias foram cumpridas no dia do Pentecoste, pouco depois do sacrifício de Jesus,em Atos 2.1-4 nos diz: “Ao cumprir-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar, de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”. Assim foi descrito o advento do Espírito Santo.

 Ele começou seu ministério
Imediatamente, o Espírito Santo iniciou seu ministério – Testemunhou (Jo 15.26), através dos 120 discípulos. O Espírito Santo falou a todos nas línguas que entendiam. Assim o Espírito Santo preparou seus corações para receberem a mensagem pregada por Pedro no poder do Espírito Santo, como resultado, 3000 (três mil) almas nasceram de novo e se tornaram membros do corpo de Cristo, novamente habilitou Pedro e João a curarem o coxo na Porta Formosa, Pedro pregou e muitos dos que ouviam a palavra a aceitaram, e quase 5000 (cinco mil) almas nasceram de novo (At 4.4).

 Ele opera pela Igreja
Se estudar-mos o livro de Atos, veremos como o Espírito Santo se manifestou poderosamente através dos discípulos. Pedro e João, Estevão, Filipe, Paulo, Barnabé, Silas e Ágapo, foram homens que tiveram um ministério glorioso com ajuda do Espírito Santo. Vemos em todos os acontecimentos que o Espírito Santo tomou o lugar de mestre. No concilio de Jerusalém (At 15), na igreja de Antioquia (At 13), em Samaria (At 8), Cesaréia (At 10), Antioquia da Síria (At 13.2), o Espírito Santo continuava habitando pessoalmente nos crentes em Jerusalém.
 Uma vitoria triunfante numa só geração
O segredo do fenomenal sucesso da igreja primitiva, composta na maioria de crentes iletrados e incultos (At 4.13), sem muitos recursos monetários (At 3.6), não gozavam de prestigio e eram considerados: “lixo do mundo, escoria de todos” (1 Co 4.13), formavam uma seita rejeitada em toda parte (At 28.22), contudo transtornaram o mundo inteiro (At 17.6), o evangelho foi pregado por todo o mundo a todas as criaturas (Cl 1.6,23), em todos os países do mundo existente, e o segredo foi que os discípulos permaneceram sempre cheios do Espírito Santo.


XVIII
O ESPÍRITO SANTO NA IGREJA LOCAL

A igreja universal é formada de varias igrejas locais. O Espírito Santo habita em cada congregação em particular, e opera de um modo especial em cada assembléia. É este modo de operar do Espírito Santo que vamos estudar neste capitulo.
 Ele congrega os santos
“Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo” (1 Co 12.13, “Ora vós sois o corpo de Cristo, e, individualmente, membros desse corpo” ( 1 Co 12.27).
A igreja não é simplesmente uma organização, é um organismo. O Espírito Santo também adverte; “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns...” ( Hb 10.25). Somos um em Cristo e em seu Espírito Santo, portanto, é lógico que precisamos nos congregar.

 O Espírito Santo escolhe os Obreiros
Lemos esta verdade em 1 Co 12.28 e Ef 4.8: “Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens”. Como no caso da igreja universal, assim também deve aparecer o ministério de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, devem ocorrer curas, línguas e toda manifestação do Espírito Santo.

 Pregação inspirada pelo Espírito Santo
Paulo pregou como o dom espiritual de sabedoria e não se atreveu a pregar de outra forma (1 Co 1.2), aos tessalonicenses Paulo declara que sua pregação não foi constituída de palavras persuasivas, mas com demonstração de Deus (1 Ts 1.5), Pedro fala da pregação do evangelho: “pelo Espírito Santo enviado do céu” (1 Pe 1.12), ele próprio experimentou esse tipo de pregação na casa de Cornélio: “... quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam...” (At 10.44).


XIX
O ESPÍRITO SANTO NO FUTURO

Estudamos acima que o Espírito Santo criou o corpo de Cristo na terra; Veremos agora que ele é o responsável pela ascensão deste corpo.
 Ascensão deste corpo
Há de chegar o dia que o corpo de Cristo na terra será completo e a obra do Espírito Santo nesta dispensação terminara.
O Espírito Santo efetuara aquela transformação dos crentes vivos e ressuscitará os mortos em Cristo que ira constituir o arrebatamento da igreja, a Noiva de Cristo.

 Na plenitude da gloria
Não podemos alcançar na lógica este grande acontecimento: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele” (1 Jo 3.2). Temos atualmente em nossa vida apenas uma pequena parte do Espírito Santo e seu poder, mas o dia virá em que o Espírito Santo nos envolverá no seu poder, transformando-nos e levando-nos para a gloria: “... se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitoria” (1 Co 15.54), está será a gloriosa libertação dos filhos de Deus (Rm 8.19-21), será a maior expressão da sua obra na igreja da dispensação; “seremos semelhante a Ele, porque haveremos de vê-lo como Ele é” (1 Jo 3.2.

CONCLUSÃO
Terminamos aqui o nosso estudo sobre a pessoa do Espírito Santo, sua natureza, seus atributos, seus dons e sua importância na vida de cada crente. Esperamos que Ele tenha lhe alcançado com seu poder e unção, e que você possa reconhecer que Ele é o melhor amigo que podemos ter nesta terra, Ele nos consola, nos dirige, nos ensina, os capacita e nos usa.
Que Deus lhe abençoe e lhe use grandemente com os dons do Espírito Santo.

Click no Link - 1ª Parte

Um comentário:

Deixe seu comentario, é muito importante saber-mos o que você pensa sobre nossos artigos.